domingo, 12 de setembro de 2010

Meio Ambiente

Aula de Geografia


Conteúdo da semana - Vegetação e Clima
Conversa rápida:
 Que processo a fotografia retrata?
 Quais as causas desse processo?
 O que caracteriza esse processo?
 Por que as áreas mais sujeitas a esse processo no Brasil estão no Nordeste?

Imagens pesquisadas sobre vegetação e clima na Região Nordeste
Geografia Legal - http://www.agrarioconradogeografia.hpg.com.br/
Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/
Cola da Web - http://www.coladaweb.com/

Assistiram o filme:


 
 Pesquisaram outros vídeos para o Projeto:
 
 
 
Textos colaborativos:
Transposição do Rio São Francisco

É comum ouvir dizer que o Brasil é privilegiado por estar livre de desastres naturais. Mas, muito antes da ocorrência de furacões e ciclones extratropicais nos estados do Sul, o país já vive o inferno da seca no Nordeste. Desde o tempo do Império, discute-se a possibilidade da transposição das águas do Rio São Francisco para o chamado Polígono da Seca como forma de solucionar o problema. Esse assunto volta agora às manchetes de jornal graças a um projeto do Ministério da Integração que está prestes a sair do papel.
Equipe I

Polígono da Seca, uma área de 950 mil km2 situada entre o Sudeste e o Nordeste do Brasil, afetando os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A região, de clima semi-árido, recebe menos de 700 mm de chuva por ano e é castigada com altas temperaturas: 26ºC em média.

Equipe II


A mais recente versão dessa idéia é o projeto de Interligação da Bacia do São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional, que integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido e da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, comandado pelo Ministério da Integração Nacional. Orçado em R$ 4,2 bilhões, o projeto prevê a construção de aproximadamente 700 km de canais e reservatórios, divididos em dois eixos, que abasteceriam o Polígono, aliviando os efeitos da estiagem. O Exército já se prontificou a ajudar, e o governo se prepara para iniciar as obras. Mas a idéia da transposição está longe de ser unanimidade. Se, para o governo, a obra é inadiável, por outro lado não faltam opiniões contrárias. O principal nome da oposição é o bispo Luiz Flávio Cappio, que esteve em greve de fome entre os dias 26 de setembro e 6 de outubro, como forma de protesto à realização da obra.


3 comentários:

  1. Olá como faço para baixar esse vídeo?


    Tiago

    ResponderExcluir
  2. Ótimo vídeo! Temos que criar uma consciência de preservação ambiental

    ResponderExcluir
  3. O filme da apresentação ficou massa!!!!!!
    Tiana

    ResponderExcluir