quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pesquisa sobre Gravidez

CEEPSAT DATA: 29/07/2010

ALUNA: TAIANE ROSA CRUZ COSTA N°: 31

SERIE: 1° TURMA: 1 TURNO:MATUTINO

DISCIPLINA: INFORMATICA APLICADA

PROF: VIVIANE CURSO: ANALISES CLINICAS





Gravidez





A gravidez se refere ao estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, envolvendo o subseqüente desenvolvimento do feto gerado no útero, que dura cerca de 9 meses, até seu nascimento.



A geração de uma vida dentro do útero é um processo fisiológico que ocorre com as fêmeas da classe de animais mamíferos. O período de gestação pode variar entre uma espécie e outra, no caso de ser humano, assunto a ser tratado aqui, a gravidez dura por volta de 40 semanas.



No Brasil de hoje, a gravidez precoce tem se tornado um grande problema de saúde pública. Com poucas orientações e uma vida sexual cada vez mais precoce, muitas jovens estão engravidando numa fase da vida em que se encontram despreparadas para assumir tal responsabilidade. Estas meninas acabam deixando de lado uma importante fase da vida, a infância, para se tornarem mães.



Durante esta fase, a menstruação é interrompida devido a alterações nos níveis de hormônio, o útero aumenta de tamanho progressivamente, as mamas ficam maiores, uma vez que estão sendo preparadas para a amamentação.



A idade embriológica da gestação é contada a partir da fecundação do óvulo. No entanto, é praticamente impossível a identificação do momento em que ocorreu a fecundação ou a data correta do coito ou da ovulação. Por isso, convencionou-se contar a idade da gravidez a partir de um marco mais fácil de identificar: o primeiro dia do último período menstrual da mulher. Trata-se da idade obstétrica da gravidez.



Durante o primeiro trimestre, período em que o óvulo se prende ao útero para dar início ao seu desenvolvimento, a mulher grávida tende a ficar emocionalmente mais sensível e sofrer alterações fisiológicas como: aumento das mamas, perda de peso, aumento da freqüência urinária, etc.



No segundo trimestre, o feto já está completamente formado chegando a medir sete centímetros e já se pode identificar o sexo do bebê; contudo, ele ainda não está pronto para nascer. Neste estágio, a gestante aumenta de peso mensalmente variando de um a um quilo e meio por mês. Ao final deste período, alguns desconfortos já são sentidos pela grávida, um deles é a freqüente dor nas costas.



O último trimestre é um pouco mais difícil para a gestante devido ao aumento dos desconfortos ocasionados pelo tamanho de sua barriga. Em decorrência deste fato, podem ocorrer dificuldades físicas como: cansaço freqüente, dores na coluna, inchaço nas pernas e desconforto ao dormir. Após 9 meses, o útero está com aproximadamente cinco quilos e o bebê, que já está pronto para nascer, tem por volta de 3 quilos.



Gravidez a termo - Entre 37 semanas completas e 42 semanas incompletas. Gravidez pós-termo - 42 semanas completas e mais. Gravidez pré-termo ou prematura - Menos de 37 semanas e mais de 20-21 semanas completas. Período de abortamento - Concepto com menos de 500g (gravidez de menos de 20-22 semanas).

















Nenhum comentário:

Postar um comentário