terça-feira, 17 de agosto de 2010

2ª Atividade - FIGURAS DE LINGUAGEM

4 – ESTUDAREMOS SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM:


FIGURAS-DE-LINGUAGEM-1

FIGURAS-DE-LINGUAGEM-2

FIGURAS-DE-LINGUAGEM3
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.

Definição: Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.

5 – RESPONDA A QUESTÃO E ENVIE PARA O E-MAIL DA PROFESSORA JOSINÉIA.

Aluno(a) _________________________________________________


1. Identifique as figuras de linguagem presentes nas passagens abaixo:

a) A brisa do Brasil beija e balança. ( Castro Alves)

b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor.

c) Amou daquela vez como se fosse máquina. (Chico Buarque)

d) Na estante, livros e mais livros.

e) Sentou-se no braço da poltrona para descansar.

f) Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente.

h) Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro.

i) Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor!

j) Já lhe disse isso um milhão de vezes

l) A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!”

m) O que o vago e incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa)

n) Alguns estudam, outros não.

o) Morreu o presidente

p) Vi com meus próprios olhos.

q) Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios.

r) O menino resmunga, e chora, e esperneia, e grita, e maltrata.

s) Eu, parece-me que vou desmaiar

t) Olha a voz que me resta / Olha a veia que salta / Olha a gota que falta / Pro desfecho que falta / Por favor." (Chico Buarque)

u) A Amazônia é o pulmão do mundo.

v) “Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios" (Vinicius de Moraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário