terça-feira, 17 de agosto de 2010

Criação de dicionário virtual

Passo Passo:

Conhecendo o que os alunos já sabem a respeito de dicionário e de como criar um dicionário virtual

– Apresentação de uma proposta de criação de um dicionário virtual.

- Perguntamos aos alunos o que eles sabem a respeito de dicionários, se têm dicionário em casa, na escola, para que servem, quais tipos eles conhecem e se é possível montar um dicionário no computador.

– Prepararão um registro do repertório da classe, e comente no blog.

- Solicite que cada aluno, individualmente, registre o seu conhecimento prévio.

Definindo o dicionário virtual

– Cada aluno deve ter um dicionário em mãos, ou a internet como consulta.

Peça para que eles o explorem, identificando como aparecem as palavras, em que ordem, se há regras para localização, se há figuras, como é a capa e a contracapa.

– Conversamos com a classe e apresentamos as possibilidades de conteúdos para os dicionários: palavras já estudadas na sala de aula, animais, sinônimos, nomes dos colegas, países, cidades, instrumentos, personagens de contos de fadas ou fábulas, desenhos animados, frutas etc.

– Cada dupla deve escolher um dos temas apresentados e construir uma lista de palavras organizadas alfabeticamente.


No primeiro slide, nas caixas de textos, devem escrever o nome do dicionário e o nome da dupla.

Depois, inserir novo slide e escrever “Índice”. Esse slide será retomado no final para inserção dos hiperlinks.


Inserir novos slides. Cada slide corresponde a uma LETRA (a letra é o título do slide).


Importante! os alunos deverão salvar os arquivos. Explique que salvar é gravar no computador o trabalho que estão fazendo, para que na próxima aula possa ser dada continuidade.
Desenvolvimento do trabalho
Acompanhe cada dupla no decorrer da atividade, auxiliando os alunos na escrita das palavras, fazendo as intervenções necessárias e perguntando se não está faltando letra, se não há letras a mais, qual letra pode ser colocada ou tirada.
– A partir dessa mediação, o professor estimulará a reflexão sobre suas hipóteses de escrita.
– Terminada a escrita das palavras, ajude-os a inserir os hiperlinks.

Inserindo hiperlinks

Hiperlinks são ligações para outro texto. Nesta proposta, por exemplo, ao clicar na letra A, no slide do Índice, aparecerá o slide que contém as palavras iniciadas por esta letra.

Utilize o projetor multimídia para que os alunos possam acompanhar as explicações.

– Os alunos devem selecionar o segundo slide, clicar em “inserir”, na barra de menus e, em seguida, em “hiperlinks”. Na janela que aparecer, devem selecionar "colocar neste documento" e escolher o slide correspondente à primeira letra do alfabeto. Assim sucessivamente, até completar o índice com todas as letras do alfabeto. O próprio programa acrescentará a letra ao índice – já que ela é o título de cada slide. Não é necessário digitar nada, apenas apertar “enter” e clicar nos locais indicados pelo professor.


– O mesmo procedimento de inserção de hiperlinks deve ser feito para a criação do botão "voltar ao índice” em todos os slides das letras do alfabeto.

Atividades realizadas no Laboratório:
Links para atividades:

Drogas - http://www.monica.com.br/institut/drogas/

Desigualdade Social - arquivosWebQuest/Desigualdade Social/index.htm

Biodiversidade - arquivosWebQuest/Biodiversidade/index.htm

Desenvolvimento Sustentável - O Futuro agora - arquivosWebQuest/webdiscrimina/index.htm

Projeto de Vida - arquivosWebQuest/Projeto de Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário