sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Avaliação Inicial


                    O ínicio do projeto não poderia ser mais promissor, a professora colaboradora do NTE foi muito bem recebida pelo Prof. Nilson, diretor da  escola, e no terceiro encontro a Prof. Liliam, além da rápida e mais sincera participação de Cristina, Coordenadora. A escola já foi transformada no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira com os cursos de Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem e Técnico em Meio Ambiente Hospitalar, uma escola diferenciada. Reforçando que no turno Noturno o PROEJA também é voltado para a Área de Saúde. 
Durante a continuidade do Projeto, foram apresentadas as competências e as perspectivas de trabalho do NTE na escola para esse ano, com o objetivo de fortalecer o uso das TICs. Para apresentar uma maior articulação foi feita uma Oficina de TV Pendrive, que foi muito bem recebida pelos professores das Área de Humanas e Linguagens, embora a escola ainda não as tenha instalado por inadequação na rede elétrica.
Já no Laboratório de Informática são contemplados 25 máquinas completas, algumas apresentam alguns defeitos (danificações), mais sendo uma escola diferenciada o uso é contínuo durante as Quartas, Quintas e Sextas, pela disciplina Informática Aplicada, docente  responsável, Jocélia, pessoa maravilhosa e competente.
Temos docentes como perspectivas de atuação: Prof. Josinéia e Prof. Tânia, sendo que já conhecem o trabalho e vem com toda a vontade para aprimorar o aprendizado do aluno.
Os alunos estão tendo a satisfação de poder retomar as atividades, com muita empolgação, desenvolver, divertir, conhecer, estimular, acompanhar e aprimorar um novo modelo de sala de aula.
Aos professores interessados, de envolver ainda mais os alunos nas aulas, ficou acertado o agendamento do Laboratório de Informática. Como estratégia de sedução e apresentação o docente terá a Prof. Colaboradora para demonstrar algumas possibilidades do uso das TICs.

Agradeço muito aos docentes e aproveito para convidá-los para conhecer estas possibilidades.

Viviane Oliveira
Professora Colaboradora

RELATÓRIO FINAL


Período de desenvolvimento das atividades: 14/06 A 17/11

Carga horária: 128h


RESUMO DO TRABALHO DESENVOLVIDO.

O Projeto “NTE VAI À ESCOLA” foi iniciado com 17 professores das mais diversas áreas de conhecimento, nos turno matutino, vespertino e noturno desde o dia 14 de junho.

O projeto foi desenvolvido com os alunos do curso profissionalizante em Saúde e Meio ambiente do turno Matutino, Vespertino e Noturno, entre a 1ª e 2ª etapa, através de trabalhos em rede desde o primeiro dia, pois o laboratório ainda precisa se adequar a quantidade de alunos por sala. Para facilitar o trabalho o computador central, localizado na Sala da Diretoria, foram criados pastas de trabalho por turma para melhor acompanhamento das atividades pelo diretor e vice-diretor.

No decorrer de todo o projeto criamos um grupo de discussão para os profissionais da educação, tendo um acesso restrito com a professora colaboradora e a Coordenadora Geral que administrava os horários de utilização do laboratório, para que não houvesse dificuldades para a Disciplina de Informática Básica.

A prioridade era atender à todos os turnos da escola, contemplando também a Educação de Jovens e Adultos e em seguida os professores que tinham dificuldades de utilização da TV Pen drive, pois seriam instaladas.

- Tivemos a apresentação das tecnologias educacionais, possibilitando o uso da informática (softwares, Internet) na educação sendo destacado o papel do professor diante dessas novas tecnologias e de qual concepção de aprendizagem as fundamentam, assim eram criadas várias atividades positivas em que os alunos poderiam aprofundar suas idéias e dificuldades para ser trabalhadas com a professora colaboradora.

- Navegação livre na rede Internet como fonte de pesquisa sobre os temas das atividades propostas pelo profissional de educação. Nesse momento os professores aprenderam a colar os arquivos em Word e a copiar figuras da rede.

- Cadastramento em e-mail, criação e participação em fóruns. Neste os alunos poderiam passar as atividades via internet e receber a nota da sua atividade.

- Apresentação de vídeos para suscitar discussões acerca da utilização das tecnologias articuladas durante o projeto, trazendo colocações de professores e alunos.

- Elaboração das webquest dos professores com links para a página da escola, para representar os conhecimentos construídos e dar oportunidade para que aconteça a avaliação de todo o processo de aprendizagem.

Saliento que todo o trabalho era projetado através das discussões individuais para ser desenvolvido na sala de informática, devido as diferenças que existem nas ementas dos cursos de Nível Técnico em Meio Ambiente, Analises Clinicas, Enfermagem e Regular.

Nesta escola a proposta de trabalho baseou-se em trabalhos direcionados para as áreas. Isso abriu, a eles, a possibilidade de desenvolver um trabalho originado em seu sistema de significações e em sua necessidade cognitiva de responder a determinados desafios.

Os trabalhos foram divididos e predefinidos possibilitando aos professores e alunos vivenciar em papéis diferenciados sendo que alunos, vivenciaram a construção de conhecimento, apropriando-se dos novos recursos tecnológicos e professores, interagiram com outros professores e com alunos em ambientes informatizados no sistema público de ensino.

Mas com todo o processo ocorreu através de uma metodologia interativa e problematizadora com atividades independentes na forma de seminários mediada através de serviços da Internet

E assim as atividades construídas foram baseadas em exposições, publicações, apresentações, construções e criação, através dos conteúdos e projetos:

Conhecimento dos aplicativos necessários para o desenvolvimento dos projetos: Word, Excel, Power Point, e Internet;

Remodelagem no blog da escola nos momentos de planejamento;

Cadastramento de e-mail para a Coordenação Geral

Criação de grupo de discussões no Google Grupos;

Criação do blog dos professores;

Montagem de texto Colaborativo

Criação de Vídeos através do Movie Maker;

Vídeos aulas;

Aula básica para TV Pen drive;

Elaboração de Pôster Virtual;

Pesquisa de textos para estudo dirigido;

Construção de uma Midiateca sobre Ferramentas de Produção;

Criação de páginas no blog

Apresentações em power point;

Construções de Webquest para as aulas de Português;

Pesquisas na Internet para construção de cartilhas e murais;

Utilização do software específicos: Slideboom, Scribd e Slide

Atividades do RIVED; e

Exercícios online.

CONTEÚDOS ABORDADOS DURANTE O PROJETO

Normas da Abnt;



















Apresentação:

Vítimas Algozes

Modernismo
                                O desafio 2010

                       http://www.slideboom.com/presentations/293336/As-V%C3%ADtimas-Algozes

Entre outros;

Analise das Palavras
Meio Ambiente

Ética na Saúde

Vegetação e clima

Doenças da Obesidade

Programas do Office de Uso Geral na Biomedicina

Eleições 2010

Romantismo

Figuras de Linguagem

Cidadania, Corrupção e Política

Pré Modernismo

História de Anísio Teixeira

RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS

Computadores conectados a rede Internet

TV Pen drive

Software

Impressoras

Scanner

Máquina Fotográfica

Filmadora

DIFICULDADES ENCONTRADAS

No nosso primeiro encontro notamos que poucos professores sabiam usar o computador, embora já tivessem participado de curso por este NTE.

O laboratório não era adequado para quantidade de alunos por sala.

O calendário escolar era diferenciado por ser um Centro Profissionalizante.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos tinham muitas dificuldades em relação à tecnologia, o conhecimento em informática básica, fazendo com que as atividades demorassem em finalizar.

O projeto precisa ser reavaliado para melhor contemplar a Educação de Jovens e Adultos.

SUGESTÕES

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